segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Teóricos da EaD

Esta relação de teóricos está de acordo com o ementário do curriculo do curso de Pedagogia - Licenciatura ( 2008 ) da UEMG/CBH.

Pierre Lévy


(Tunísia, 1956) é um filósofo da informação que se ocupa em estudar as interações entre a Internet e a sociedade.
Pierre Lévy nasceu numa família judaica. Fez mestrado em História da Ciência e doutorado em Sociologia e Ciência da Informação e da Comunicação, na Universidade de Sorbonne, França. Trabalha desde 2002 como titular da cadeira de pesquisa em inteligência coletiva na Universidade de Ottawa, Canadá. É membro da Sociedade Real do Canadá (Academia Canadense de Ciências e Humanidades).

Em seu livro A Revolução Contemporânea em matéria de Comunicação, Lévy faz uma análise da evolução da humanidade, abordando o desenvolvimento da Internet e a digitalização da informação.

Luis Paulo Leopoldo Mercado

Possui graduação em Ciencias Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Possui formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (INEAM/OEA). Atualmente é Professor Associado II vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. É lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, curso de licenciatura e Tecnologias da Informação e Comunicação. É avaliador Institucional do INEP. É avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 25 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPB e UFAL e, em 2010, orienta 5 Dissertações de Mestrado na mesma área.

Maria Luiza Belloni

Maria Luiza Belloni é professora do departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de pós-graduação do Centro de Ciências da Educação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Mestre em Sociologia e doutora em Ciência da Educação pela Universidade de Paris III (Sorbonne) e fez pós-doutorado no CNRS em Paris, na área de Comunicação Política.

A ementa da disciplina traz como referencia básica o livro "Educação a distância", da autora.

A obra traz algumas das principais questões ligadas aos problemas atuais na educação, com foco na inovação e nas novas tecnologias. O objetivo do livro é trazer alguns dos principais modelos teóricos relacionados aos paradigmas da educação a distância, para proporcionar ao leitor uma reflexão sobre as perspectivas na área.

O livro possui sete capítulos. Os dois primeiros trazem um panorama da EAD, sua definição, quais os problemas para a sua aplicação e quais são as suas vantagens. Já nos próximos três capítulos, a autora traça o perfil do estudante, do professor e do mercado de trabalho da área. A importância das novas tecnologias é sempre abordada nestas discussões. No sexto capítulo, são descritos os tipos de instituições educacionais onde mais se encontram os programas de educação a distância.

Maria Luiza conclui com uma discussão das perspectivas em relação à educação do futuro. A autora explica que o uso de instrumentos técnicos mais avançados aumenta e estimula o processo de aprendizagem autônomo. Essa autonomia significa uma emancipação do aluno no Terceiro Milênio.

De acordo com a autora:

"Nas sociedades ´radicalmente moderna´, mudanças sociais aceleradas - sobretudo o espantoso avanço das tecnologias de informação e comunicação - vêm provocando, se não profundas, pelo menos desequilíbrios estruturais no campo da educação. Tais mudanças exigem transformações nos sistemas educacionais que se vêem confrontados com novas funções e novos desafios. O papel da educação se transforma, e suas estratégias se modificam para atender as novas demandas educativas da sociedade do saber ou da informação".

Raquel Goulart Barreto

Doutora em Educação, Pesquisadora do CNPq, Professora (aposentada) da Faculdade de Educação da UFRJ, Professora Visitante da Faculdade de Educação da UERJ.

Sua obra presente na referencia basica do nosso curriculo de pedagogoa traz as seguintes questoes acerca da educacao a distancia e as TICs:

A importância das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem sido enfatizada no campo educacional, com base no pressuposto de que o acesso às TIC corresponde ao assim chamado "divisor digital". Assim sendo, os estudos educacionais tendem a valorizar a simples presença destas tecnologias, relegando a um segundo plano a sua apropriação pedagógica. Visando a superar esta limitação, este artigo discute os modos pelos quais as TIC têm sido introduzidas nas políticas de formação de professores em curso no Brasil, focalizando as práticas de linguagem desenvolvidas nos novos contextos educacionais.

Iara Melo Franco e Agnela Giusta

Iara Melo formou-se em Jornalismo pela UFMG, é mestre em Media Studies pela New School of Social Research, Nova Iorque, e em Comunicação e Cultura, pela ECO/UFRJ. É professora no curso de Comunicação Social da PUC Minas e coordena a área de produção de vídeo, teleconferência e videoconferência da PUC Minas Virtual

Giusta possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1968), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1978) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor adjunto iii da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente em disciplinas relacionadas a: pedagogia, psicologia da educação e psicologia escolar, educação a distância, educação inclusiva, epistemologia genética, psicologias genéticas, teorias cognitivas e avaliação.

Na ementa do curso tem como referência algumas obras dessas duas autoras, dentre ela uma que escreveram juntas:

O livro começou a ser elaborado quando a equipe da PUC Minas Virtual decidiu solicitar aos docentes que se preparassem para oferecer oficinas a distância e cada um preparou textos em sua especialidade. Em função da própria prática adquirida, os professores foram elaborando algumas reflexões a respeito do ensino a distância. O livro "Educação a Distância: uma articulação entre a teoria e a prática", na verdade, é uma coletânea de textos sobre educação a distância com a perspectiva de formação do profissional da área de educação para trabalhar com esse tipo de ensino. Portanto, o livro é voltado a qualquer profissional que trabalhe com ensino e treinamento ou tenha interesse por estas áreas. Esse livro tem uma estruturação que é a base dos cursos da PUC Minas Virtual. A primeira parte é uma fundamentação teórica, na seqüência o leitor encontra uma orientação mais executiva, mais própria da modalidade. O livro é encerrado com uma avaliação sobre a importância do planejamento da educação a distância.

O ensino a distância é uma modalidade nova que traz muitos desafios, pois causa uma mudança muito grande no padrão cultural, o seu foco é muito mais na aprendizagem que no ensino. O curso a distância exige uma autonomia e uma dedicação maior por parte do aluno. A tendência desse tipo de ensino é crescer cada vez mais.

Edith Litwin

Para apresentar essa autora segue o link de um video:

http://www.youtube.com/watch?v=z_6LRQJvHNU



Trabalho realizado por Adriana Guimaraes e Arthur Costa

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