segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CAMILA E SOLANGE

Pontos Positivos da EAD

· Propicia o alcance de um número muito maior de pessoas, pois a educação passa a dispor de recursos didático-pedagógicos como os programas de rádio e TV, ensino por correspondência, softwares educativos, etc.

· Compreende o ritmo de aprendizagem de cada aluno, onde o educando receber estímulos que incentivam a aprendizagem autônoma.

· Reconhece a capacidade do próprio aluno e possibilita que o aluno construa seu conhecimento, sendo autônomo, ator e autor de suas práticas e reflexões no processo educativo.

· Permite a formação de professores para materializar os conhecimentos gerais de seu exercício enquanto docente, possibilitando que haja uma compreensão teórica da sua prática pedagógica.

· Inclusão de pessoas com necessidades especiais (deficiência física ou mental) para terem acesso tanto à educação formal ou informal.

· Democratização do acesso ao ensino, disponibilidade para pessoas que moram afastadas ou que por algum motivo não podem se deslocar para os locais das instituições de Ensino.

· Maior flexibilidade de horários para os alunos acessarem a educação, ter acesso as aulas em horários alternativos ou através da internet.

· Facilidade de acesso a cursos de graduação e pós-graduação, com a oportunidade de realizar os cursos sem sair de casa.

· Propicia uma educação no meio sócio-histórico e cultural do aluno, evitando êxodos, e permitindo a aprendizagem que contempla suas experiências, e suas vidas profissionais e sociais.

· Possibilita que o aluno não seja somente receptor de informações e mensagens, mas sim, que ele atue de forma crítica e participativa em todo o processo educacional.

REFERÊNCIAS

NISKIER, Arnaldo. Educação à distância: A tecnologia da esperança. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2000.

SCREMIN, Sandra Bastianello. Educação a Distância: uma possibilidade na Educação Profissional Básica. Florianópolis: Visual Book, 2002.

http://ensinoadistancia.wikidot.com/pontos-positivos-e-pontos-negativos acessado em 24/11/2010 às 21:44

Nenhum comentário:

Postar um comentário