segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Design Instrucional

Tema: Design Instrucional
Dupla: Patrícia Rêda e Patrícia Roberta


Design instrucional ou projeto instrucional é o conjunto de métodos, técnicas e recursos utilizados em processos de ensino-aprendizagem a distância, que vão da concepção de cursos à construção de materiais didáticos como impressos, vídeos, softwares, etc, exigindo do profissional conhecimentos em diferentes mídias.

Segundo Andrea Filatro, doutoranda da Faculdade de Educação (USP), no seu livro "Design Instrucional Contextualizado", a autora define design instrucional como "a ação institucional e sistemática de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem humana a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos".

O designer instrucional é o campo de estudo que trata do ensino-aprendizagem em qualquer contexto, desde o ensino clássico até tendências contemporâneas quanto ao uso de tecnologia, passando pelo treinamento individual, aplicado a empresas ou ainda militar. Ele atua também na concepção, planejamento, desenvolvimento de cursos a serem oferecidos a distância. Por esta razão este profissional precisa de uma formação especializada, além dos conhecimentos pedagógicos.

Diferentes teorias de ensino-aprendizagem dão margem a diferentes abordagens em sala de aula e, por conseguinte, devem moldar o material didático utilizado. Considerações de fundo cognitivo e psicológico podem sugerir adaptações específicas na comunicação entre instrutor e aluno. Características sócio-culturais e disponibilidade de recursos também afetam o trabalho.

O profissional que trabalha como Design Instrucional, atua no desenvolvimento de projetos de cursos oferecidos via Internet, em organizações públicas, privadas e de terceiro setor, de todos os níveis e formatos de ensino. O designer instrucional atua na concepção, planejamento, desenvolvimento e validação de cursos diferenciados a serem oferecidos via internet. Para isso, tem de ser capaz de selecionar, organizar e produzir atividades, materiais e produtos educacionais de acordo com as situações específicas de cada oferta educacional on-line, a fim de promover a melhor qualidade no processo de aprendizagem dos alunos.

"O designer instrucional não é um artista gráfico mas um integrador de uma equipe multidisciplinar, ele precisa ter uma clara visão do e-learning como sistema complexo e uma grande capacidade de coordenação", afirma Marcos Telles, coordenador do programa de pesquisa ABED/FeNADVB de e-learning na empresa.

"Existe uma relação entre o design tradicional de material educacional e o design para a educação a distância, ela está no fato de que ambos devem ter o propósito de instigar o aluno a buscar novos conhecimentos", afirma Luciano Pelissoli, autor de projeto de m-learning (educação a distância com celulares) apresentado no Congresso ABED 2004.

Interdisciplinaridade
Compreender o conceito de design instrucional é bem diferente de identificar os limites da atividade. Emprestando noções outros campos do saber ligados à educação, o design instrucional é um exemplo perfeito de interdisciplinaridade. Isso faz com que as leis e regras tão comuns para áreas como o webdesign percam parte do sentido em design instrucional.

"Não acredito em diretrizes básicas para o design instrucional, a não ser que seja correspondente a um modelo de didática, o mais utilizado é a contextualização de processos. As regras de Jakob Nielsen, que erroneamente referidas como leis de design servem para uma pequeníssima parte da usabilidade e não têm nada a ver com design instrucional como um todo", afirma Paula de Wall, professora da Universidade de Pádua e pesquisadora brasileira.

Para Paula, os limites do design instrucional "vão muito além das regras de usabilidade ou até das leis de acessibilidade, que são apenas alguns dos aspectos que devem ser levados em conta". A pesquisadora define, em linhas gerais, usabilidade como "o uso otimizado do instrumento de aprendizagem" e acessibilidade, as medidas para adaptar o projeto para utilização por grupos com deficiência auditiva ou visual.

A professora da Universidade de Pádua é adepta da interdisciplinaridade no design instrucional. Ela concorda com diversos especialistas que lembram também da necessidade de se dar a valorização correta a cada área do processo envolvida no design instrucional. Uma das escolhas mais complicada a se fazer é a utilização e o momento da adoção de tecnologia.

Análise
Sendo design instrucional um campo de estudo que trata do ensino-aprendizagem, pensamos que cada instituição de ensino, pública, privada, presencial ou à distância, possui um tipo de design instrucional, ou seja, cada instituição possui seu método, suas técnicas, sua metodologia, sua didática adequada para aquele público que ela atende ou tem como intenção atender.

Concluímos assim que o design instrucional é a “peça chave” de toda educação, principalmente da EAD- educação à distância, pois o público alvo é totalmente diferente do público de um curso presencial, e também por não conhecer a fundo os educandos de EAD, o profissional que trabalha com design instrucional deve criar uma plataforma adequada a cada curso, a cada público e a cada instituição.

Referências:
http://www.universia.com.br/ead/materia.jsp?materia=5054
http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_instrucional
http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course=6549&template=1282.dwt&unit=NONE&testeira=724


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