segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Conceito de EAD

EAD, Educação a Distância ou Ensino a Distância? Esse dois termos são utilizados para descrever a sigla, EAD, o que ocorre é que cada autor vai defender uma terminologia, mas os dois são a mesma modalidade de ensino.

A EAD se conceitua por:

· Não restringir o aluno e o professor\tutor a um mesmo espaço físico e temporal.

· E o que faz a mediação entre os dois são geralmente as tecnologias, principalmente as telemáticas, como a internet, mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax, o celular, o iPod, o notebook, entre outras tecnologias semelhantes.

· Um dos conceitos atuais da Educação a distancia é o de expressar as riquezas dos vários meios de mediação, que possibilita uma maior interação entre o aluno e o professor, tutor, que facilitam vencer a distância entre eles.

· Mas a educação a distância também proporciona encontros presenciais conforme a instituição que ofereça o curso.

· Existe a prerrogativa da maior iniciativa de aprendizagem pelo estudante e/ou aprendiz, ao invés do professor/tutor;

· O material didático deve ser o mais simples e claro possível, contendo atributos que chamem a atenção, sem levar a dispersão do aprendiz.

Para a ¹Profª. Dra. Dóris Santos de Fariaa concepção de Ensino a Distância envolve um conceito mais pragmático e operacional do ensinar. Usamos a metodologia com uma finalidade concreta, objetiva e direcionada. Quando pensamos em Educação a Distância falamos em componentes mais gerais de uma formação, de maneira que o processo seja muito mais completo e complexo, e não apenas orientado exclusivamente para o trabalho de aprendizagem”.

Pensamos que, independente de ser Ensino a Distância que é considerado mais objetivo e direto ou Educação a Distância entendida aqui como algo mais complexo, talvez por causa de seus aparatos tecnológicos, cabe ao aluno/educando/cidadão fazer suas escolhas e optar por aquele que lhe for mais conveniente, assim ele poderá estudar no tempo que for mais disponível, da maneira que lhe for mais apropriada, pois o acesso poderá ser feito a qualquer momento.

Com base nas referências que lemos e conhecimentos que obtivemos ao longo do curso, vemos que o importante é ter vários meios que possibilitam a ensino/aprendizagem para o desenvolvimento do sujeito favorecendo a construção da cidadania, através do acesso facilitado da educação/ensino a distância.

¹ Decana pró-reitora da UnB (Universidade de Brasília), Doris é graduada em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II (RJ), fez mestrado e doutorado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Antropologia Biológica no University College London

Bibliografia

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=10932&chapterid=9971 Educação a Distância. Acessado em 23\11\2010 às 22:10h.

http://www.ipv.pt/millenium/Millenium29/10.pdf A Educação e o Mito do Ensino a Distância no Brasil. Acessado em 05\12\2010 às 21:23h.

http://www.universidadecorreios.com.br/noticias/main.asp?p=entrevistadorispag2. Acessado no dia 06/12/2010 às 00:18h.

Alunas: Fernanda Kellen Chaves e Jacqueline Arêdes Horsts

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