segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

História da Educação a Distância

Amanda Mota e Evely Aquino

José Manuel Moran(2002) define Educação a distância como um processo de ensino/aprendizagem onde professores e alunos estão conectados, ou seja, mediados, por algum tipo de tecnologia, tal como: correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o telefone, o CD-ROM, o fax, as telemáticas, como a internet, dentre outras.

A partir dessa definição podemos traçar o histórico da EAD, que apresenta controvérsias quanto a delimitação de suas origens. Alguns estudiosos consideram que a EAD surgiu no século XV, com a invenção da imprensa, de Gutenberg, pois nesse momento o livro possibilitou o acesso de grandes camadas da população ao conhecimento acumulado historicamente.

Outro marco considerado para a Educação a distância foi no século XVIII, quando o professor de taquigrafia Cauleb Phillips publicou um anuncio na Gazeta de Boston dizendo que "Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston". Porém a Educação a distância é conhecida no Brasil, a partir do século XIX, já que mesmo nessa época algumas pessoas não podiam frequentar um curso presencial. Essa primeira fase da EAD é conhecida como ensino por correspondência, pois era realizada através de um material impresso, sendo que em 1856, em Berlim, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundaram a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas. Com o passar do tempo as tecnologias utilizadas para essa educação foram modificadas e evoluindo assim como a sociedade demandava. E para tanto surgiu a segunda fase da Educação a Distância conhecida como Teleducação/Telecursos a qual utilizava para seu ensino os programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. Por último veio a última geração do desenvolvimento da EAD, conhecida como Ambientes interativos, com a qual ocorreu a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação, a comunicação se tornou assíncrona em tempos diferentes e as informações podem ser armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade.

Referências

HERMIDA, Jorge Fernando; BONFIM, Cláudia Ramos de Souza. A educação à distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.166–181, ago 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art11_22e.pdf

MORAN, José Manuel. O que é educação a distância. 2002(adaptação). Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm.

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