segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MAPEAMENTO E DESENHO SOBRE EAD

Censo faz mapeamento da EAD no país


Apurar o tamanho, as tendências, os métodos e as projeções das instituições que praticam Educação a Distância, assim como a opinião e a análise dos alunos em relação à modalidade são os objetivos do Censo EAD.br, divulgado no dia 28 de setembro. A publicação traz os números mais recentes do setor no Brasil, os quais são referentes ao final de 2008.

Para o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Fredric Litto, o dado mais surpreendente é o da evasão. Segundo a publicação, o índice médio de evasão, se somadas todas as instituições e segmentos, é de 18,5% - bem menor que os 58% de evasão da graduação presencial, dado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Outros dados merecem destaque, como, por exemplo, a distribuição dos 2.648.031 matriculados em EAD no país nos 1.752 cursos oferecidos, entre credenciados e cursos livres. Na pós-graduação estão 37% dos matriculados, outros 26,5% estão na graduação e 34,6% estão em cursos tecnólogos ou de complementação pedagógica.

No Brasil, 80% dos alunos de EAD residem na região Sudeste; 53,4% são do sexo feminino e tem idade entre 30 e 34 anos. Ainda segundo a pesquisa, no Sudeste, 80% dos estudantes de EAD estão matriculados em instituições particulares. No Norte e no Nordeste, ocorre o contrário: 80% estão nas instituições públicas.

A secretária executiva da Abed, Beatriz Roma, enfatiza, ainda, que o boom no volume de lançamento de cursos novos demonstra que, em 2009, haverá um crescimento muito substancial do número de alunos. Para ela, a imensa mobilidade dos alunos – a pesquisa mostra que 42% dos matriculados estão fora do seu estado de origem – significa uma contribuição para a integração em termos de negócios e de aprendizado. “Isso mostra maturidade do aluno brasileiro e das instituições de ensino para o reforço dos laços institucionais nos diferentes níveis público-privado, federal, estadual e municipal”, completa.

Para realizar o Censo, a Abed enviou para as Instituições de Ensino e para o Mercado de Educação a Distância um questionário com o objetivo de coletar as informações necessárias. O resultado é uma publicação que pode ser adquirida no site da editora Pearson.



POSTADO PELA ALUNA FLÁVIA CARDOSO FRANÇA

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