segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DESAFIOS EaD

A educação a distância – EaD - surgiu como uma possibilidade real de fazer a educação superior ir além dos centros urbanos, tendo sua atuação permanente, se fazendo ter acesso às novas tecnologias. Mas assim como há muitos pontos positivos nesta modalidade de educação, segundo pesquisas, a EaD ainda possuem muitos desafios a superar, contando também com os pontos negativos.

Diaz (2002) questiona o fato de ocorrer mais abandono dos cursos on-line do que nos presenciais, ele alega que a demografia é um dos fatores, além da qualidade da aula, da disciplina do curso, de fatores socioeconômicos, da falta de habilidades, ou simples apatia. Apesar de algumas instituições de EAD serem públicas, a grande maioria faz parte da rede de ensino particular, fazendo com que a EAD não seja tão acessível assim para boa parte da população brasileira.

Outro fator é o acesso à Internet, sendo em algumas localidades ruins ou inexistentes. A tecnologia pode ser fonte de frustração para o aluno virtual, pode impedir o progresso e tornar-se um obstáculo que ele não consegue transpor. Como são dependentes da tecnologia para que efetuem a participação nas aulas, os eventuais problemas nos equipamentos comprometem muito as aulas.

Rena ( 2004) comenta que se o educando sentir que os seus limites pessoais estão sendo desgastados pela quantidade de informações que ocorre on-line, poderá parar de enviar mensagens e desistir do curso. Neste processo pode ser criado um certo desconforto pela ausência de sinais visuais e auditivos. As limitações nas discussões ocorrem também, quando não há um professor ou tutor interagindo o tempo todo com o aluno para orientar as discussões e tirar possíveis dúvidas.

A questão aparente nas pesquisas de insucesso da educação a distância também enfatizam o fato que alunos precisam da assistência de um professor para se envolver nas discussões e atividade colaborativas.

Por não haver uma presença física do professor e dos alunos na sala de aula os alunos podem não prestar atenção na aula, não solucionar eventuais dúvidas, ou seja, pode não haver um aproveitamento total da aula.

Um curso fornecido pela EAD necessita de muita dedicação por parte do aluno, uma vez que geralmente são poucas aulas por semana e para compensar a falta de aulas o curso exige uma grande quantidade de trabalhos complexos e discussões. Se o aluno não se empenhar ele não absorverá o conteúdo e ira se prejudicar no curso.



REFERENCIA BIBLIOGRAFICA:

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual. Porto Alegre: Artmed, 2005.


POSTADO POR: ANA LUIZA MARQUES E FABIANA ALICE ZANONI

Nenhum comentário:

Postar um comentário