quarta-feira, 23 de março de 2011

Reflexão sobre o Filme "Como estrelas na terra, toda criança é especial

Depois de assistir o filme "Como estrelas na terra, toda criança é especial" e refletir, penso que é preciso caminhar no sentido de encontrar os porquês, bem como as razões do progresso e das dificuldades no aprender dos alunos, ao invés de usarmos receitas dogmáticas, para alcançarmos nossos objetivos.
Cabe ao professor a tarefa de adequar e selecionar atividades, de acordo com as necessidades do aluno sob sua responsabilidade. Muitas dificuldades de aprendizagem surgem exatamente porque o aluno não está preparado para o que lhe é proposto. O ensino antes da maturação adequada pode ser inútil e até prejudicial. A aprendizagem pode ser trabalhada com as qualidades e habilidades que cada um possui.
O olhar e a atitude do professor de Artes do filme é um bom exemplo disso. Ele usou de sua experiência e conhecimento, para mediar, intermediar e ajudar aquele aluno que se sentia perdido diante de todos. Ele buscou para si a responsabilidade e o compromisso de recuperar aquela criança. Foi um desafio, que no filme teve um final feliz.
Por fim, penso que o "olhar" de um professor tem o poder de fazer a inteligência de uma criança florescer ou murchar. Por isso digo, professor: Cuide dos seus olhos...

Um comentário:

  1. Esse filme merece atenção.... um olhar especial, pois nos faz refletir sobre o nosso dia-a-dia, o nosso fazer pedagógico. Olhar cada criança com carinho, além de professores, temos que ser bons observadores. O que realmente a criança precisa? Perceber com outros olhos, além de professsor, pois cada ser humano tem seus dons, e se destaca em algo e é realmente nisso que temos que valorizar!!!! Não perca a oportunidade, assista o filme " Como estrelas na terra" e terá uma outra visão!!!

    ResponderExcluir