domingo, 20 de março de 2011

COMO AS ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL

A mediaçao correta, ou seja, dentro das necessidades do aluno , quando feita em momento oportuno exerce funçao primordial no desenvolvimento do aluno.

O filme , traz um reflexão instigante, o professor de artes conseguiu interdisciplinar arte, escrita e a matematica , ou seja , ele estudou o aluno e suas caracteristicas e também em sua subjetividade, e compreendeu o problema que Ishan enfrentava, partindo da arte, expressões que o aluno mostrou em seus desenhos, fez despertar o interesse e a vontade de desenhar, de criar no aluno, posteriormente conseguiu avanços significativos na escrita, na matemática.


Fazer a diferença na educação é quebrar preconceitos, paradigmas sociais, tecnológicos, enfim é ir em frente , desafiando o processo que a maioria acham natural , cômodo, que dá certo, ou seja, o desconhecido, o diferente causa medo, covardia, estagnação e consequentemente falhas no processo ensino - aprendizagem do professor e do aluno, todos precisam estar abertos a aprender , mesmo que seja com o aluno.


Fazer a diferença é trilhar caminhos , que talvez ainda nao foram trilhados, ou que ninguém ainda teve a coragem de trilhar, é vivenciar cada momento sem medo de errar , pois os erros nao são os piores , mas a permanência e a falta de reflexão sobre eles.


Acredito que todos nós já tivemos um professor marcante em nossas vidas, que fez a diferença e ficou até hoje, mesmo que seja pequena, mas ficou, amar a educaçao como ferramenta transformadora, praticante em todos os lugares, com sede de ensinar , ouvir o outro, ter sentimento de ternura, e é claro precisa está no caráter de cada educador.


O professor do filme, poderia ter fechado os olhos para um possivel problema, até por que não era da materia dele, fora uma situação passada que outro professor deveria ter visto e nao ele, mas na educação não funciona assim, o processo nunca está pronto e acabado, nao é como um projeto de exatas que fica pronto e ponto, o ser humano é mais complexo , e exige dos educadores sensibilidade.


Contudo, o filme nos mostra como podemos fazer a diferença, mesmo quando muitas circustancias estão contra , partindo da escola, dos colegas de trabalho em geral, claro que a ponte familia - escola é fundamental, mas no caso do filme , foi fator complicador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário