sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Você sabe qual a diferença entre Medair e Intermediar?

A primeira vista podem parecer coisas muito parecidas, porém verificando seus significados percebemos as diferenças.

Mediar é dividir ao meio, é tratar ou discutir como mediador e, segundo dicionário do Google, mediador é: É aquele que facilita entre estímulos e respostas, eficaz autoregulador da própria conduta, instrumento de planificação da acção, rico e flexível procedimento de intercambio e comunicação.

Segundo o Dicionário Online de Portugês, Intermediar é o mesmo que intervir, interceder, estar ou existir de permeio.

Após um contato com os significado desses verbos podemos verificar que mediar é o que está de fora da ação, e intermediar é o que está dentro da ação.

Fazendo uma reflexão a cerca do papel do professor nas escolas, temos que pensar no professor como um MEDIADOR do conhecimento, uma vez que ele não deve interferir nas ações e escolhas do aluno, mas sim, mostrar quais os caminhos e possibilidades viáveis e confiáveis para ele adquir conhecimento, aprender de forma prazerosa e promover sua curiosidade.

Nessa mesma linha , em relação ao aluno e as tecnologias, o professor deve ser o mediador. Ele deve ensinar aos alunos a manusear e a investigar os meios tecnologicos de forma correta e segura. Dessa forma o educador abre espaço para que os alunos continuem a usufruir dos meios tecnológicos de forma mais conscinete.

A tecnologia não deve ser vista como um atraso de aquisição do conhecimentos para os alunos, pelo contrário, deve ser vista como um facilidador da dinâmica ensino/prendizagem, uma vez que viabiliza a comunicação entre o aluno e o professor.

Ana Flavia Lana e Camila Soares Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário