domingo, 28 de novembro de 2010

Pontos positivos da Educação à Distância

A educação a distância tem sido discutida por vários autores, estes têm levantado uma série de enfoques a partir de pesquisas em torno desta temática. Os autores apresentados neste texto demonstram os pontos positivos da EAD com argumentos plausíveis.


Segundo Niskier (2000) um dos pontos positivos da EAD seria o fato de ela combinar processos de educação e de comunicação em massa, o que propicia o alcance de um número muito maior de pessoas, pois a educação passa a dispor de recursos didático-pedagógicos como os programas de rádio e TV, ensino por correspondência, softwares educativos, etc.


Outra vantagem, segundo o autor, seria a adaptação ao ritmo de aprendizagem de cada aluno. Além disso, existe ainda o fato de o aluno receber estímulos que incentivam a aprendizagem autônoma. Niskier (2000) ainda observa que:


Utilizando-se de uma abordagem interdisciplinar do currículo – planejado por uma equipe de profissionais de diversas áreas de ensino e por técnicos em comunicação – a EAD favorece mudanças no campo pedagógico e social, funcionando como motor do desenvolvimento, à medida que rompe as barreiras de espaço e tempo (NISKIER, 2000, p.17).


Assim a EAD pode funcionar como instrumento na qualificação do processo pedagógico e do sistema educacional em geral, auxiliando na busca pelo resgate de valores e no exercício da cidadania.


Ainda pode ser utilizada como instrumento de formação e de professores, sendo benéfico tanto para conhecimentos gerais quanto para compreensão teórica da sua prática pedagógica. Niskier (2000) pondera que:


A utilização de EAD nos cursos de formação de professores torna-se, pois, um imperativo na atualidade não só pela possibilidade de seu uso no campo da educação não-formal, como pelo seu papel complementar do sistema convencional de ensino. (NISKIER, 2000, p.17).



Dessa forma, torna-se justificável a implantação da EAD no campo educacional como um projeto justificado, que atende tanto a demanda dos discentes quanto docentes.


Outro autor que discute sobre esta temática é SCREMIN (2002) ressaltando que a Educação à Distância tem a característica de reconhecer a capacidade do próprio aluno e possibilita que o mesmo construa seu conhecimento, sendo autônomo, ator e autor de suas práticas e reflexões no processo educativo. Além disso, SCREMIN (2002) ressalva que:


A EAD deve oferecer suportes e estruturar um sistema que viabilize e incentive a autonomia dos alunos nos processos de aprendizagem. Isso acontece por meio do tratamento dado aos conteúdos e formas de expressão mediatizados pelos materiais didáticos, meios tecnológicos, sistemas de tutoria e avaliação. (SCREMIN, 2002, p.7)


Podemos perceber que a Educação à Distância deve acatar as peculiaridades da Educação presencial, disponibilizando um sistema além do recurso de materiais para viabilizar o processo de ensino aprendizagem.


O autor apresenta como o uso das tecnologias para EAD rompe as barreiras do espaço geográfico através da utilização dos meios de comunicação. Além de oferecer uma Comunicação bidirecional, possibilitando que o aluno não seja somente receptor de informações e mensagens, mas sim, que ele atue de forma crítica e participativa em todo o processo educacional.


Outro ponto importante a ser destacado, segundo Scremin (2002), é o fato de a EAD propiciar uma educação no meio sócio-histórico e cultural do aluno, evitando êxodos, e permitindo a aprendizagem que contempla suas experiências, e suas vidas profissionais e sociais.


Contudo, à medida que as pesquisas vão sendo realizadas e os dados apresentados, a EAD vai se expandindo tanto no campo social quanto no campo educacional que se reflete na sociedade como um todo. E assim alunos e professores podem usufruir da EAD para dominar os conhecimentos e realizar projetos para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem.



REFERÊNCIAS


NISKIER, Arnaldo. Educação à distância: A tecnologia da esperança. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2000.


SCREMIN, Sandra Bastianello. Educação a Distância: uma possibilidade na Educação Profissional Básica. Florianópolis: Visual Book, 2002.


Camila L. e Solange A.

2 comentários:

  1. CRIANÇAS!!!
    ACESSEM ESTE LINK POIS ELE É UM COMPLEMENTO DA NOSSA POSTAGEM SOBRE OS PONTOS POSITIVOS DA EAD, NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE APRENDER.

    http://www.youtube.com/watch?v=bxK9KtF4Dvk
    CAMILA L. SOLANGE A.

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  2. Prezadas autoras, este artigo me ajudou muito na construção do TCC da minha pós-graduação. Gostaria de saber como devo citá-lo nas referências.
    Abraços,
    Débora

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