terça-feira, 30 de novembro de 2010

PLATAFORMAS DE APRENDIZAGEM

O Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) é um software livre para produzir e gerenciar atividades educacionais. É desenvolvido e constantemente atualizado, por uma comunidade internacional de colaboradores.
Esse software pode ser utilizado por qualquer pessoa, entidade ou empresa, porém, é importante que haja um profissional competente e familiarizado com os assuntos, conceitos e sistemas de e-Learning: treinamento e ensino a distância.
A plataforma Moodle apresenta como pontos fortes, quando utilizado para o ensino:
• Aumento da motivação dos alunos;
• Maior facilidade na produção e distribuição de conteúdos;
• Partilha de conteúdos entre instituições;
• Gestão total do ambiente virtual de aprendizagem;
• Realização de avaliações de alunos;
• Suporte tecnológico para a disponibilização de conteúdos de acordo com um modelo pedagógico e design institucional;
• Controlo de acessos;
• Atribuição de notas.






O iTutor é uma plataforma e-learning para a aprendizagem com compartilhamento de conhecimentos e colaboração. Possui uma arquitetura unificada, com uma base de dados central e infra-estrutura de segurança integral, que permite organizar e gerenciar todo o processo de aprendizagem de, incluindo estudo em cursos online, aprendizagem síncrona em aulas virtuais e gestão da aprendizagem tradicional em salas de aula. A arquitetura modular permite a integração gradual das funcionalidades de acordo com o crescimento de sua organização e suas necessidades de treinamento.




O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo o processo de formação de professores para informática educativa, baseado na metodologia de formação contextualizada desenvolvida por pesquisadores do Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp. O TelEduc foi desenvolvido de forma participativa, ou seja, todas as suas ferramentas foram idealizadas, projetadas e depuradas segundo necessidades relatadas por seus usuários. Tem como diferencial a facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação, a flexibilidade quanto a como usá-lo, e um conjunto enxuto de funcionalidades.
O aprendizado de conceitos em qualquer domínio do conhecimento é feito a partir da resolução de problemas, com o subsídio de diferentes materiais didáticos como textos, software, referências na Internet, dentre outros, que podem ser colocadas para o aluno usando ferramentas como: Material de Apoio, Leituras, Perguntas Freqüentes, etc. Além disso, foi desenvolvido um amplo conjunto de ferramentas de comunicação como o Correio Eletrônico, Grupos de Discussão, Mural, Portfólio, Diário de Bordo, Bate-Papo etc., além de ferramentas de consulta às informações geradas em um curso como a ferramenta Intermap, Acessos, etc.




O blackboard foi criado em 1997, tendo como co-fundadores Matthew Pittinsky, Michael Chasen e Daniel Cane. Foi desenvolvido em colaboração com membros do corpo docente da Universidade Cornell, com a intenção de fornecer a educadores e professores de diversas áreas um ambiente em que fosse possível montar um curso virtual.
Esse programa possui uma interface para desenho de curso que combina ferramentas educacionais e administrativas, de fácil manipulação, baixo custo, altamente flexível e prático. Como não requer conhecimento especializado de HTML ou de qualquer outra habilidade mais avançada na área de computação gráfica, nem programas de autoria complementares, este courseware viabiliza aos professores a criação de cursos na Internet, seguindo o manual, sem que seja necessário conhecimento prévio e específico em computação. Os professores/instrutores e/ou designers podem adicionar componentes on-line a suas aulas, abrigar um curso completo na web e publicar materiais suplementares para seus cursos presenciais".




O Projeto Amadeus visa o desenvolvimento de um sistema de gestão da aprendizagem de segunda geração, baseado no conceito de blended learning. O Projeto permite extender as experiências adquiridas de usuários de educação a distância para diversas plataformas (Internet, desktop, celulares, PDAs, e futuramente TV Digital) de forma integrada e consistente. Essa ampliação das formas de interação dos usuários com os conteúdos e dos usuários entre eles permite a implementação de novas estratégias de ensino e de aprendizagem orientadas por teorias construtivistas ou sócio-interacionistas do desenvolvimento humano.
Características:
Simplicidade das tarefas de gestão de conteúdo pelo professor;
Extensões da interface Web fazendo uso de uma ampla gama de recursos midiáticos, desde os tradicionais chats até a discussão síncrona entre vários usuários que estão assistindo a um vídeo ao mesmo tempo;
Formas de interação alternativas, como por exemplo, através de atividades lúdicas (jogos, por meio de um servidor específico para essa finalidade), do uso de telefones celulares e PDAs ou ainda de experimentos de laboratório que podem ser realizados e analisados de forma remota;
Percepção social na interface web e entre os diversos ambientes síncronos;
Desenvolvimento baseado em licenças de código aberto que, além de reduzir drasticamente os custos de aquisição e implantação, também contribui, a médio e longo prazos para o constante aperfeiçoamento da ferramenta, assim como para a sua fácil personalização e a incorporação contínua de novos recursos;
Disponibilidade de materiais e informações para colaboradores, desenvolvedores e usuários da plataforma.




A Nova Plataforma CECIERJ compreende um conjunto complexo de sub-sistemas intergrados a bancos de dados voltados a potencializar a relação ensino/aprendizado a distância Ead entre professores e alunos. A Nova Plataforma começou a ser desenvolvida pelo Prof. Flávio Brito e sua equipe em novembro de 2006 e foi ao ar na sua primeira versão em fevereiro de 2007.

A Nova Plataforma prevê uma série de utilitários de gerenciamento, que incluem não somente os cadastros básicos, mas importação de dados, ferramentas de envio e distribuição de arquivos, gerenciamento de permissões e logs das funções críticas. Um Sistema de Ensino Inteligente, que será capaz de "observar", através de Mineradores de Dados, o comportamento do aluno de maneira a identificar a forma que cada aluno tem de aprender e exibir uma área de trabalho adaptada a seu método de aprendizado tornando-se uma ferramenta mais eficiente a cada nova utilização.

A Nova Plataforma tem seu foco na disciplina. Isto representa:
* Para o Aluno: Acesso integrado às novas funcionalidades do Sistema, tais como Guias,Ementas, Materiais Complementares, Avaliações. Gabaritos, Fóruns, Salas de Tutoria, Conferências,além de todo material Web, Material Didático,E-mail, etc;
* Para o Coordenador de Disciplina e o Tutor: Total liberdade para criar e complementar o material didático oficial da Instituição, administrando assim as atividades de sua disciplina, além do seu conteúdo.






O Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará desenvolveu um ambiente virtual de aprendizagem, chamado SOLAR, baseado no modelo de três camadas. Quanto a participação, o ambiente é orientado ao professor e ao aluno. Por fim, quanto ao processamento da aplicação , trata-se de um sistema distribuído, podendo ter seus elementos de frontend, Componentes de Software e Base de Dados em diferentes computadores. Do ponto de vista pedagógico, o sistema foi desenvolvido potencializando o aprendizado a partir da relação com a própria interface gráfica do ambiente, sendo desenvolvido para que o usuário tenha rapidez no acesso às páginas e ao conteúdo, fácil navegabilidade e compatibilidade com navegadores populares.

Características
* Desenvolvido em ASP, utilizando componentes DCOM, linguagem de programação Visual Basic e Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Microsoft SQL para ambientes Windows ;
* Plataforma baseada na WWW, necessitando de um Navegador ( browser) compatível com o Ms-Internet Explorer 5.5 ou Firefox 1.2;
* Interface gráfica simples, padronizada, porém, não pode ser personalizada automaticamente em sua versão atual (1.0);
* Baseada em abordagem educacional construtivista , com auxílio a estruturação de conteúdo;
* Projeto de pesquisa universitária, coordenado pelo Prof. Dr. Mauro Cavalcante Pequeno, tendo como equipe inicial: Prof. Msc. Henrique Pequeno, Patrícia de Sousa Paula, Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento, Prof. Msc. Robson Loureiro e Profa. Msc. Cátia Oliveira.
* Agrega um grande número de ferramentas e recursos flexíveis e configuráveis

Funcionalidades básicas
* Agenda
* Perfil dos participantes
* Batepapo (chat)
* Webfórum
* Correio eletrônico
* Material de apoio
* Portfólio de participantes
* Estatísticas de acesso
* Funções administrativas e de configuração


DUPLA: ALINE REIS E BÁRBARA LUMA

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