quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Reflexão do vídeo Abaixo

Faça uma breve reflexão do vídeo apresentado na aula do dia 08 de setembro.

11 comentários:

  1. Parabéns pelo vídeo... muito pertinente. Hoje, vivemos a era da tecnologia, estamos conectados no mundo todo e isto em apenas alguns segundos...

    ResponderExcluir
  2. As novas tecnologias apresentadas no vídeo é prevista para 2050 mas já está acontecendo acontecendo nos dias atuais. A tecnologia vem ocupando um lugar muito importante e significativo na vida das pessoas e com isso as crianças estão tendo acesso cada vez mais essas tecnologias.

    ResponderExcluir
  3. É assustador a velocidade com a qual a tecnologia toma conta das relações pessoais. Cada vez mais deixamos o mundo real para vivermos o mundo virtual. As relações se resumem a sites de relacionamentos e novos valores são criados com base nessa nova realidade. O belo e o sucesso são exaltados. A perfeição tem o poder absoluto. Não subestimo o valor da tecnologia e sei que ela é absolutamente necessária e pode ajudar a solucionar problemas, mas devemos ter conciência do papel do homem, da máquina e de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Novas tecnologias surgem a cada instante, a informação chega às pessoas cada vez mais rápido, todos nós nos tornamos consumidores e produtores de informação, e as relações sociais se transformam.
    A escola como pertencente à sociedade deveria acompanhar essas mudanças e preparar seus alunos para lidarem com essa nova realidade. Porém o que se percebe é uma escola indiferente a isso, insistindo muitas vezes em aulas tradicionais que não fazem sentido algum para os alunos, mantendo o aluno em uma posição passiva de simples consumidor de informações. Os docentes ignoram o fato de seus alunos serem bombardeados o tempo todo por informações e de serem também produtores de informações.
    ...E nós, futuros educadores, estamos preparados para lidar com os alunos pertencentes a essa nova realidade?

    ResponderExcluir
  5. Podemos identificar através do vídeo acima o quanto a tecnologia vem se desenvolvendo em um ritmo acelerado. Em conseqüência disso hoje temos um novo modelo familiar, pois essa tecnologia avançada vem substituindo o convívio com a família e amigos. As tecnologias, as informações, as inovações que o mundo nos oferece está instalando nas casas e acabou perdendo muitos valores, antes existentes no núcleo familiar.Nós como futuros docentes precisamos estar preparados para futuramente recebermos essa nova modalidade de alunos, os alunos da era digital.

    ResponderExcluir
  6. A tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, e esta presença atinge desde a educação , empresas até o uso doméstico. A todo momento somos bombardeados de informações por tal tecnologia, isso mostra que a utilização do computador é algo comum atualmente. Com o fácil contato e acesso dessa tecnologia, crianças, adolescentes e adultos também estão deixando para trás velhos hábitos. Fico me questionando: Será que o comportamento da sociedade mudou devido às influências tecnológicas?
    O vídeo deixa claro como a tecnologia cresce cada vez mais e toma grandes proporções, diante disso nos resta refletir sobre nosso papel na sociedade como futuros educadores.

    ResponderExcluir
  7. Com as informações contidas nesse vídeo pode ser feito uma reflexão, de como as informações e as relações pessoais estão se tornando superficiais e voláteis.
    Hoje o que é considerado inovador e verdadeiro, amanhã passa a ser algo antigo e sem credibilidade. Mas estes rótulos são contemplados pela mídia, no qual a produção e o consumo incontrolável de informações e produtos são colocados em evidência. Constando que o "ter" é bem mais valorizado do que o "ser", no qual as relações pessoais são mascaradas por recursos ligados a tecnologia como email, sites de relacionamentos, etc.
    Mas a inovações e tecnologias não possuem apenas pontos negativos, quando utilizadas com cautela e orientação, essas ferramentas possuem valiosas instruções que podem ser utilizadas como um aliado, para a relação de mediação aos educandos.

    ResponderExcluir
  8. Para obter novas possbildiades de crescimento o mundo vem sofrendo significativas transformações tecnológicas e informacionais.Essa nova fase é caracterizada por transmações nas relações sociais, limite do espaço e do tempo e por novas exigências produtivas. atualmente essas novas exigências implica uma maior capacitação para que os sujeitos mantenham-se atualiazados e vivenciam um processo de aprendizado contínuo.

    ResponderExcluir
  9. O VÍDEO POSTADO É DE GRANDE RELEVÂNCIA E AO MESMO TEMPO REAL. AS INFORMAÇÕES HOJE ESTÃO CADA VEZ MAIS VELOZ. UM DOS MEUS QUESTIONAMENTOS É COMO OS RECEPTORES ESTÃO PROCESSANDO ESTAS INFORMAÇÕES. E COMO NOS PROFESSORES ESTAMOS UTILIZANDO DESTAS INFORMAÇÕES? POIS ESTAS INFORMAÇÕES TRAZEM REPERCUSSÃO TANTO NA SOCIEDADE COMO UM TODO, E EM PARTICULAR NA ESCOLA E NA SALA DE AULA. ASSIM QUAL SERIA O NOSSO PAPEL COMO PROFESSORES E PEDAGOGOS NESSA NOVA ERA DA INFORMAÇÃO?

    ResponderExcluir
  10. É assustador pensar na rapidez das mudanças mostradas no vídeo, que apesar de ser de ficção, retrata muito do que vivemos hoje. O que dizer de uma realidade que pode ser copiada. Que realidade é essa? É aquela na qual você que não tem dinheiro para viajar pode assistir uma partida de futebol em Madri ou assistir uma apresentação do Ballet Bolshoi na Rússia? Triste ilusão! E essa tal liberdade que falam tanto?
    “As pessoas tornam-se quem elas quiserem”. Dessa forma que está no vídeo. Será que liberdade é ser quem agente quiser num mundo virtual? O que fazemos no “mundo real”? Vamos enfrentar a nossa realidade perversa, opressora ou vamos criar um mundo luxuoso e irreal para nos divertir e viver papéis que vivemos somente em sonhos?

    O que diria o geógrafo Milton Santos ao assitir esse vídeo? Apesar de não conhecê-lo bem, mas por ficar angustiada com sua reflexão sobre a ciência e a técnica,compartilho com vocês sua crítica: “O período atual tem como uma das bases esse casamento entre ciência e técnica, essa tecnociência, cujo uso é condicionado pelo mercado. Por conseguinte, trata-se de uma ciência e de uma técnica seletivas. Como, freqüentemente, a ciência passa a produzir aquilo que interessa ao mercado, e não à humanidade em geral, o progresso técnico e científico não é sempre um progresso moral”. Essa reflexão foi feita em 2000, mas não consigo ver mudanças hoje, pois não consigo perceber em que momento essas mudanças tecnológicas atendem às necessidades básicas do ser humano. Progresso é ter uma vida virtual? É comprar novos objetos para a minha “fazendinha” no Jogo Colheita Feliz? Isso apenas nos afasta da realidade, deixamos de ver e refletir o que nos redeia para viver uma vida virtual. Isso não é atender às necessidades básicas do ser humano, é apenas criar novas formas de consumo. Criação de tecnologias para comsumirmos...consumirmos...e consumirmos. Essa é a realidade do sistema que vivemos.

    Outra reflexão que podemos fazer sobre o vídeo é a passagem que ele faz da fusão de grandes companhias, apesar do vídeo ser de ficcão, isso não está distante, pois todos os dias não vemos somente a fusão na internet, mas também de grandes empresas, supemercados, bancos...E de onde são essas grande empresas e companhias? Não é mania de perseguição dizer que a maioria são dos países “desenvolvidos”. Aqueles, sim! Aqueles que estão no topo da “cadeia alimentar”. Acabam com nossos recursos e fundem suas companhias para terem mais controle do mercado. Assim também acontece com os meios de comunicação no controle das informações. Tudo isso nos influencia da hora que acordamos até a hora que dormimos.

    Como podemos perceber as mudanças tecnológicas sob uma visão não ingênua, que não naturalize as mudanças ocorridas?

    ResponderExcluir